O Traje do Litoral Português













Catálogo editado no seguimento da exposição com o mesmo nome, realizada em 2003 numa organização do Museu Dr. Joaquim Manso e da Câmara Municipal da Nazaré, com colaboração da Associação de Municípios do Oeste e com coleções do Museu Municipal de Caminha, Museu de Etnografia e História da Póvoa do Varzim, Museu Etnográfico do Trajo Algarvio, Museu Etnológico do Porto e da Casa Museu do Pescador da Nazaré e particulares.

Esta exposição reuniu representações do traje de toda a costa portuguesa, desde os Açores e Madeira, ao Minho, Póvoa do Varzim, Apúlia, Nazaré e Algarve, e ainda apetrechos utilizados pelas gentes do mar. Porém, foi a Nazaré que esteve mais em destaque, não só pela sua identidade associação ao mar, mas porque o uso do traje ainda perdura até aos nossos dias, nomeadamente entre as mulheres.

Os textos são da autoria de António Nabais (então diretor do Museu Dr. Joaquim Manso), Madalena Braz Teixeira (então diretora do Museu Nacional do Traje), Maria Glória Azevedo Martins da Costa (in O Trajo Poveiro, 1980), Cecília Nunes e Maria Deolinda Anastácio (técnicas do Museu Dr. Joaquim Manso), Alexandre Isaac (antropólogo nazareno), Emanuel Sancho (Algarve), Helena Ormonde (técnica superior do Museu de Angra do Heroísmo) e João Vieira (Açores).

Edição: IMC/Câmara Municipal da Nazaré
Nº. págs.: 62
À venda na Loja do nosso Museu


Sem comentários:

Enviar um comentário